Catedral de Nossa Senhora de Almudena

Museu da Catedral de Nossa Senhora de Almudena – Madrid

Anúncios

Essa semana visitei o Museu da Catedral de Nossa Senhora de Almudena e a cúpula em Madrid, um dos museus mais interessantes de Madri, que ainda oferece a vista mais espetacular da cidade e nesse texto vou te dizer porque você deve fazer o mesmo.

Visite a Sala Capitular decorada por mosaicos

O primeiro ponto de parada na visita é a Sala Capitular, inteiramente decorada por mosaicos do mesmo autor da Capela do Santíssimo Sacramento. Na sala, podemos encontrar diversos quadros dos bispos de Madri, bem como dos seus benfeitores e maquetes que nos contam quais foram os projetos que ficaram no papel para fazer a catedral da capital espanhola. Além disso, também podemos contemplar alguns símbolos da autoridade arcebispal, como báculos ricamente trabalhados. Mas isso é apenas o começo.

Visite o museu com objetos históricos

Ao subir as escadas, somos levados ao museu. No entanto, antes disso, é preciso admirar a excelente vista para o Palácio Real. O museu é bem convencional, no sentido de que se você já visitou um museu desta natureza, não vai encontrar muitas novidades. No entanto, é possível se maravilhar com as vestimentas dos bispos ricamente bordadas, cálices, sacrários, imagens fabulosas da padroeira e com todas as suas joias e vestidos. Evidentemente, vale a pena pela beleza dos objetos e pela história que eles contêm. Igualmente, estão expostas algumas cópias dos manuscritos que a biblioteca da catedral possui.

Aprenda sobre a construção da catedral

Anúncios
Anúncios

Mais degraus – há elevador, não se preocupem – e em cada andar vencido, pistas de como foi construído o templo. Inclusive, reproduziram o escritório do arquiteto responsável pelas obras, Francisco de Cubas. É fantástico! Também é possível ver quadros de Nossa Senhora de Almudena e do Papa João Paulo II, que consagrou a catedral. Algumas janelinhas nos deixam vislumbrar o interior da igreja.

Desfrute da vista da cúpula

E, finalmente, chegamos à cúpula. É uma vista deslumbrante do centro histórico de Madri, bem como das estátuas de santos – principalmente mártires – que nos parecem distantes lá de baixo. É lindo, lindo, lindo. De um lado, podemos ver os telhados antigos do Madri dos Astúrias, do outro o verde da Casa do Campo e dos limites da cidade. Estão de fora – para minha alegria de historiadora – a parte moderna da cidade.

Com tantos atrativos culturais em Madri, é fácil deixar algumas atrações passarem despercebidas. O Museu e a Cúpula da Catedral de Nossa Senhora de Almudena, por exemplo, muitas vezes são deixados de lado pelos turistas que visitam a cidade.

Mas, como relata o autor do texto acima, a visita a essas atrações pode surpreender e encantar até mesmo aqueles que já estão habituados com as belezas da capital espanhola.

A Sala Capitular da catedral, por exemplo, é um verdadeiro tesouro, decorado por mosaicos e quadros dos bispos de Madri. Já o museu, embora não apresente grandes novidades em relação a outros museus do mesmo tipo, conta com uma coleção de objetos belíssimos, como vestimentas ricamente bordadas, cálices, imagens da padroeira e cópias de manuscritos históricos.

Além disso, a visita ao museu oferece uma aula sobre a história da catedral e da cidade de Madri, com informações sobre a construção do templo e reproduções do escritório do arquiteto responsável pelas obras. Encontre um pacote para visita guiada no site Civitatis.com

Mas é na cúpula que os visitantes são recompensados com uma vista deslumbrante de Madri. É possível admirar a cidade antiga, com seus telhados e monumentos históricos, e também a área mais moderna da cidade, além de estátuas de santos e mártires que parecem ainda mais imponentes lá do alto.

Para aqueles que têm interesse em religião, o museu oferece uma explicação sobre os sete sacramentos da Igreja, além de fotos e vídeos das cerimônias realizadas no local.

No geral, a visita ao Museu e à Cúpula da Catedral de Nossa Senhora de Almudena é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais da história e da cultura de Madri, além de apreciar vistas impressionantes da cidade. E, como destaca o autor do texto, a visita vale a pena mesmo para aqueles que, como ele, sempre deixaram essas atrações para depois.

Temos também textos de outras atrações de Madrid, como a Puerta del Sol e Museu do Prado.

Posts Similares